Tradicional Baile das Camélias em destaque este fim de semana em Sintra


Sintra continua a ser uma excelente opção para visitar durante o fim de semana. O destaque é o tradicional Baile das Camélias, na Sociedade União Sintrense, que já vai na sua 78ª edição.

A Sociedade União Sintrense vai vestir-se a rigor para receber o Baile das Camélias, que se realiza no dia 23 de março, às 21h30, ao som da banda Vice-Versa. O que começou por ser uma forma de elogiar os jardineiros e as belas camélias das quintas sintrenses tornou-se numa das mais belas e emblemáticas festas que a Vila de Sintra recebe anualmente.

No âmbito do Dia Mundial da Água, o Museu de Odrinhas realiza no dia 23 de março, um roteiro patrimonial intitulado «AQVAE SACRVM», das 10h00 às 18h00. Este evento tem como objetivo a valorização e divulgação dos monumentos e sítios arqueológicos do Concelho de Sintra que, de alguma forma, se relacionam com a temática da água nas suas múltiplas vertentes.

No dia 23 de março, pelas 15h00, a Casa dos Hipopómatos dinamiza, para miúdos e graúdos, a oficina de expressão dramática “E se Fôssemos uma Jiboia?” com Carla Dias.

A exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura”, obras da coleção de Nadir Afonso está patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra e insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas tem patente a exposição itinerante “Arqueologia em Portugal – Recuperar o Passado em 2017” até dia 4 de abril. A exposição contempla uma seleção das mais significativas descobertas arqueológicas realizadas em Portugal no ano de 2017 e que inclui, nesta edição, o “Sítio Arqueológico do Alto da Vigia”, cuja escavação tem sido desenvolvida pela equipa do museu.

“Vida e obra de Artur Anjos Teixeira” é o nome da exposição temporária que que está patente até 5 de maio no Museu Anjos Teixeira. Nesta exposição será revelado um pouco da vida e obra de Artur Anjos Teixeira, um dos escultores mais importantes portugueses do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

No âmbito do programa “Encontros Artísticos”, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe no dia 23 de março, às 16h00, o artista plástico e performer Vitor Pi, para uma conversa/intervenção sob a temática “A Arte é uma Mentira”.

“Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é a mostra que está no Museu de Odrinhas, onde se reúnem mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).