Museu de Odrinhas bateu recorde de visitantes em 2018


Mais de 18 mil pessoas visitaram o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, no ano de 2018, registando assim o maior número de visitantes desde que foi inaugurado, um aumento de 102% relativamente ao ano anterior.

Neste museu contamos com dois milénios de história a partir das inscrições e dos elementos presentes nos monumentos de pedra, que integram sete salas temáticas e cronologicamente organizadas: “Cripta Etrusca”, “Basílica Romana”, “Igreja Visigótica”, “Cronos Devorator”, “Necrópole Medieval”, “Gabinete Lapidar” e “Multas”.

Na área adjacente ao museu são implantadas as ruínas arqueológicas de São Miguel de Odrinhas, onde pode-se ver uma necrópole medieval, que se aproximaram do século XII e o século XVI, com uma primeira igreja de São Miguel.

Empreendedores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região – Tem mais de 500 anos em uma apresentação de pré-história e apresentação, na primeira vez ao público, alguns dos mais completos conjuntos de meados do século Neolítico antigo) até ao final do terceiro ano AC (final Calcolítico).
Esta exposição foi inaugurada em março, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. “O Museu de Odrinhas é um exemplo da arqueologia e da museologia da excelência, este é um exemplo não só da participação temporária que tem uma patente de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes 20 anos”, salientou o edil.

Para além da inauguração desta importante mostra, outras atividades renovaram a imagem e contribuíram para o êxito do ano de 2018, nomeadamente o Festival Romano In Vino Veritas; o Festival de Teatro Clássico; as várias sessões de “Nuvens”, de Aristófanes; as criativas oficinas educativas para crianças e jovens e as já célebres “Noites do Museu”, guiadas por figuras do passado, que levam os visitantes por uma viagem à época romana.
O museu detém ainda uma biblioteca pública com livros que abrangem temas de Arqueologia, História da Arte, Antropologia Cultural, Filologia, Etnografia, História Antiga, entre outros. Possui vários fundos distintos, sobressaindo o das publicações periódicas e o das monografias, para além do fundo antigo, que reúne obras do séc. XVI a meados do séc. XIX.
Este êxito é reflexo do claro investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra na área da arqueologia e museologia, que não se resume somente aos aspetos mais visíveis do museu, mas que inclui também a recuperação de alguns dos principais sítios arqueológicos do concelho, das quais se destaca o restauro dos mosaicos da Villa Romana de Santo André de Almoçageme.
No ano de 2019, o museu comemora o seu vigésimo aniversário, com uma responsabilidade acrescida de manter a qualidade e diversidade das atividades e de cativar novos públicos, acrescentando novos motivos para que regressem a este espaço de Cultura e História.

O Museu de Odrinhas está aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O valor unitário dos ingressos é de 2,00 euros estando, no entanto, previsto o regime de redução para aposentados e grupos organizados.
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Av. Prof. Dr. D. Fernando de Almeida
São Miguel de Odrinhas
2705-739 Sintra
Tel. 21 960 95 20