Manuel Alegre vai estar à conversa com os leitores em Oeiras


Foto: Luiz Carvalho

Manuel Alegre é o convidado da próxima sessão do Café com Letras, marcada para o dia 12 de dezembro, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Oeiras. O autor vai falar sobre a sua vida e obra neste encontro moderado por José Mário Silva. A entrada é livre.

Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu a 12 de Maio de 1936 em Águeda. Estudou Direito na Universidade de Coimbra. Da sua extensa obra literária destacam-se os livros A senhora das tempestades, Alma, Terceira Rosa, Livro do Português errante e Cão como nós.

Muitos de seus poemas foram interpretados por cantores como Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira e foram considerados bandeiras da luta pela liberdade. A sua obra foi traduzida em diversas línguas, nomeadamente italiano, espanhol, alemão, catalão, francês, romeno e russo.

Em 2017 recebeu o Prémio Camões e foi doutorado “honoris causa” pela Universidade de Pádua. Em 2018 foi doutorado “honoris causa” pela Universidade de Lisboa.

José Mário Silva, nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa.

Neste momento coordena a secção de Livros do jornal Expresso, além de ser colaborador permanente da revista Ler.

Publicou dois livros de poemas (Nuvens & Labirintos, Gótica, 2001; Luz Indecisa, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (Efeito Borboleta e outras histórias, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.