Manual “Saúde e Atividades Diárias” para estabelecimentos de ensino divulgado esta quinta-feira


Na semana do regresso às aulas presenciais a Direção Geral de Saúde publicou, esta quinta-feira, o terceiro volume do manual sobre “Saúde e Atividades Diárias”, com medidas prevenção e controlo da COVID-19 a adotar em contexto escolar.

De acordo com o manual, os alunos devem ser organizados em grupos e manter essa mesma organização ao longo do período que permanecem na escola, com uma zona na escola própria para, horários de aulas, intervalos e refeições organizados de forma a evitar o contacto com os restantes grupos.

A escola deve assegurar o fornecimento de estruturas para a lavagem das mãos com água e sabão liquido, toalhetes de papel, dispensadores de solução à base de álcool, contentores próprios, cartazes informativos com as medidas preventivas e garantir a limpeza e o arejamento das casas de banho.

A distância de segurança dentro das salas de aulas deve ser cumprida através da maximização do espaçamento entre alunos e alunos/docentes, as secretárias devem estar todas viradas no mesmo sentido e, sempre que possível, privilegiar a ventilação e renovação frequente do ar.

A utilização do refeitório deve ser efetuada em consideração com as regras de distanciamento físico entre todos os utilizadores, evitando grandes concentrações de alunos. A limpeza, desinfeção, ventilação e renovação frequente de ar de todas as superfícies deve estar assegurada, assim como o incentivo à correta higienização das mãos.

Pode consultar o manual AQUI.