GNR de Mafra identifica um homem por incêndio rural


O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Mafra, ontem, dia 14 de julho, identificou um homem de 72 anos, por autoria de um incêndio rural que se iniciou num terreno agrícola na localidade dos Salgados, concelho de Mafra.

O homem encontrava-se a efetuar trabalhos de corte de um poste de eletricidade que se encontrava no solo, com recurso a uma rebarbadora, provocando a emissão de fagulhas que originaram o incêndio.

O homem alertou as autoridades para o sucedido e tentou extinguir o foco mas as condições climatéricas não permitiram e o fogo acabou por alastrar.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Lisboa.

A grande maioria dos incêndios registados no último ano teve origem na realização de trabalhos de gestão de combustível, queimadas e queimas de sobrantes de exploração, pelo que a GNR alerta para que se evitem comportamentos de risco nos espaços florestais e agrícolas e, em caso de incêndio, ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local.