Festival de Sintra traz pianista Valentina Lisitsa ao Palácio de Queluz


A pianista Valentina Lisitsa traz ao Palácio de Queluz um concerto totalmente dedicado a Tchaikowsky no dia 4 de outubro, às 21h00.
Valentina Lisitsa vai tocar as obras As Estações op. 37ª, Grande Sonata op. 37ª e Suite do Quebra Nozes op. 71a (Versão de Tchaikovsky para piano solo).
Com mais de 95 milhões de visualizações das suas interpretações no Youtube e 195 mil subscritores do seu canal, Valentina Lisitsa é uma das artistas clássicas mais seguidas na internet, tornando-se um fenómeno de popularidade global.
O Royal Albert Hall, numa iniciativa sem precedentes, abriu-lhe as portas do sucesso em 2012, num concerto gravado e filmado pela Decca classics que se tornou o primeiro concerto a ser transmitido ao vivo em HD stream.
Lisitsa domina um vasto repertório de Bach e Mozart, a Schostakovich e Bernstein; o seu repertório com orquestra inclui mais de 40 concertos, assumindo especial afinidade com Rachmaninov e Beethoven.
Nasceu em Kiev, Ucrânia em 1973. Começou a tocar piano aos três anos, estudou na Lysenko Music School para crianças sobredotadas e mais tarde estudou com Ludmilla Tsvierko no Conservatório de Kiev.
Dona de uma musicalidade deslumbrante e sem receios de correr riscos, Lisitsa transformou o seu sucesso na internet numa carreira considerável, estreando-se com a Filarmónica de Berlim em 2013 e tocando pela europa, Estados Unidos da Amáerica, Canada, Japão, Austrália, Seul, México, Hong Kong, Taiwan, e nos BBC Proms.

Mais informações em www.festivaldesintra.pt