Comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro


A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim comoincentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importantemeio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

Atividades

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas livrarias promovem compras de livros com descontos.

Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.

Origem da data

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial – foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.