Clube de Leitura do Museu Ferreira de Castro realiza-se online


O livro “As Novelas Eróticas” de Manuel Teixeira-Gomes, estará em debate na próxima sessão do Clube de Leitura do Museu Ferreira de Castro, o encontro será no dia 3 de julho, às 18h00, na plataforma TEAMS.

O Museu Ferreira de Castro exibe um fauno em bronze, oferecido por Teixeira-Gomes ao romancista de “A Selva”, com quem também se correspondeu.

Manuel Teixeira-Gomes, nasceu a 27 maio de 1860, em Portimão, é um dos grandes escritores portugueses, em especial como cronista, contista, epistológrafo e um esteta de grande cultura visual e literária.

Foi embaixador em Londres depois da implantação da República, posto que era então o mais importante e melindroso cargo diplomático português, pelos laços históricos e pelo poderio imperial detido então pela Inglaterra. Eleito Presidente da República em 1923, renunciou ao mandato em 1925, desiludido com a realidade política do país.

Autoexilou-se na Argélia, onde faleceu a 18 de outubro de 1941, sem voltar a pisar o território nacional. Os seus restos mortais foram trasladado para a Portimão a sua terra natal em 1950.

Para participar na sessão do Clube de Leitura deve enviar e-mail para: dbmu.museu.fcastro@cm-sintra.pt