Aluna sintrense selecionada para a 2ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores


Foto: CMS

Liliana Oliveira, aluna da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, EPRPS, foi selecionada para participar na 2.ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, iniciativa promovida pela Fundação Juventude e que se realiza de 3 a 5 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

Esta distinção para a aluna da EPRPS, a frequentar o 1.º ano de Técnico de Design de Interiores e Exteriores, surge após participar — orientada pela Professa Marta Frade — com o “Projeto Movimencional” no Concurso Jovens Empreendedores 2019, na área do Empreendedorismo Criativo.

O “Projeto Movimencional” caracteriza-se pela conceção de uma estrutura/mecanismo que pretende oferecer melhores condições de acessibilidade ao cidadão com mobilidade reduzida que se desloca em cadeira de rodas, disponibilizando uma solução que remove alguns obstáculos à sua efetiva inclusão.

O objetivo é aumentar a qualidade de vida da pessoa com mobilidade reduzida, promovendo assim a sua autossuficiência. A solução desta estrutura movível, permite que pessoas com dificuldades de mobilidade se desloquem em todos os espaços, apresentando vantagens para abrir um caminho de inclusão, nomeadamente em contexto escolar, proporcionando inovações pedagógicas num ambiente em que se espera que as crianças com incapacidades interajam e participem de forma ativa, independente, autorreflexiva e colaborativa. 

Esta estrutura movível adapta-se a todo o tipo de cadeira de rodas e a outras estruturas.