Sintra com certificação Platina pelo World Council on City Data


Foto: CMS

Sintra conseguiu a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) – Certificação Platina, pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

A norma ISO 37120 tem 100 indicadores, divididos em 17 categorias, que permitem ajudar as cidades a medir o desempenho dos serviços urbanos e a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

No caso do Município de Sintra foram obtidos indicadores que deram origem à certificação de nível Platina (a mais elevada).

Sintra passa assim a integrar agora o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respetivo desempenho e a fazer refletir os resultados nas políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficaz, garantindo o desenvolvimento e a coesão social, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente dos recursos.

Os 17 indicadores incluem áreas como a economia, educação, energia, ambiente, finanças, serviços de emergência, saúde, lazer, segurança, resíduos, transportes, água, etc.

O diagnóstico de performance de sustentabilidade agora efetuado constitui um passo inicial decisivo para a implementação de soluções de inteligência urbana ou cidade inteligente que procuram o equilíbrio entre a eficácia da resposta e a eficiência na gestão de recursos.