Projeto da Católica Porto escolhido para integrar livro, filme e exposição


Iniciativa criada pelo CRE.Porto pretende fortalecer a região Norte e, simultaneamente, consciencializar para o desenvolvimento sustentável
FUTURO, 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto

O “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, criado pelo CRE.Porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e promovido pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, foi um dos 45 projetos selecionados para integrar o livro e o filme “Rostos do Novo Norte”. O projeto português foi, ainda, escolhido – pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) –  para fazer parte da exposição “O Norte somos Nós”, que está patente no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

“O Norte somos nós – Rostos de um Novo Norte” marca o encerramento de um ciclo comunitário que permitiu a aplicação de um montante financeiro significativo para a região Norte. Nesse contexto, e de forma a distinguir o desempenho dos promotores no projeto, além da criação da exposição e da publicação do livro, foi desenvolvido um filme em que os responsáveis pelos vários projetos foram desafiados a explicar o que sentem por se assumirem como um “Rosto do Novo Norte”. Os sentimentos positivos, de responsabilidade e, também, de orgulho foram alguns dos mais mencionados pelos participantes.

FUTURO já conta com mais de 81 mil árvores plantadas

O projeto FUTURO resulta de um esforço de várias autarquias, cidadãos, proprietários e associações florestais, instituições de ensino e outras entidades, que pretendem reflorestar 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reabilitação, com cerca de 100 mil árvores de espécies nativas da região. A iniciativa, que arrancou em outubro de 2011, já uniu, até hoje, cerca de 11 mil voluntariados, que realizaram mais de 36.000 horas de voluntariado. Refira-se que até ao momento foram plantadas, mantidas e monitorizadas mais de 81 mil árvores nos vários municípios da Área Metropolitana do Porto.