Obras de reabilitação do Mercado de Queluz em fase de conclusão


O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitou esta quinta-feira, as obras de requalificação do Mercado de Queluz, que já está na fase de colocação de bancadas, instalações elétricas e pinturas.

“Este projeto vai trazer uma nova vida ao Mercado de Queluz, proporcionando melhores condições para comerciantes e clientes”, mencionou Basílio Horta no local.

Esta empreitada, com um investimento de 550 mil euros da autarquia, visou a reabilitação da nave inferior do Mercado de Queluz, numa área de 1200 m2, é constituído por duas grandes áreas:
O piso em remodelação é constituído por duas grandes áreas:

• Nave dedicada a descargas, armazenamento de secos e refrigerados, serviços de apoio aos funcionários e vendedores (casas de banho, balneários e vestiários, copa) e áreas técnicas;
• Área destinada a vendas composta por:

2 Lojas com acesso pelo exterior, incluindo montra exterior e pelo interior do mercado;
4 Lojas com acesso simples pelo exterior, sem montra, e com acesso e montra pelo interior do mercado;

6 Espaços de “meia loja” constituídos por pequenos nichos dentro do mercado;
8 Bancadas de venda com apoio de água (destinadas a peixarias) e 8 bancadas de venda sem apoio de água (destinadas a hortícolas e flores).

Dada a degradação do edifício, devido à sua idade, utilização intensa e desatualização das condições técnicas de venda, a intervenção obrigou a uma reabilitação profunda da rede elétrica, telecomunicações, estabilidade, saneamento, águas, segurança contra incêndios e intrusão, paisagismo e a nível da arquitetura.

A intervenção contemplou também trabalhos ao nível dos revestimentos interiores e pavimentos, das bancadas (nas quais se prevê a instalação de sistema de pulverização de hortícolas e peixe), paredes e tetos bem como eliminação das barreiras arquitetónicas exteriores.